quarta-feira, 31 de março de 2010

DICAS ECOLÓGICAS IMPORTANTES

Eis algumas informações interessantes que talvez você não sabia.

- O detergente é um produto altamente nocivo ao meio ambiente, pois quebra a tensão superficial da água. Embora esteja escrito na embalagem que o detergente é biodegradável, a grande maioria não é. Na verdade, tudo é biodegradável, porém o tempo necessário para se degradar, varia para cada substância, dependendo das condições do meio. Como o detergente demora muito tempo para ser degradado, causa um grande impacto onde é lançado, provocando a morte de plantas e animais;

- A água sanitária é composta de cloro, um produto muito poluente ao meio, pois extermina todas as formas de vida, inclusive nos rios e solo onde são despejadas. Para branquear roupa, deixe-as ensaboadas (com sabão de coco), quarando no sol. Você pode também deixá-las de molho na água com meio copo de bórax (substância não tóxica encontrada em farmácias);

- O sabão em pó também é um produto altamente químico e poluente, quanto mais branqueador e eficiente na limpeza, mais poluente será. Utilize sabão de coco em pó, que por ser um produto mais natural, agride menos suas roupas e o meio ambiente.

Fonte: De olho na vida: reflexões para um consumo ético. Guilherme Blauth e Patrícia Abuhab – Florianópolis: Instituto Harmonia da Terra, 2006.

http://www.reacaoambiental.com.br/?p=5076

Um comentário:

Allan Robert P. J. disse...

O grande problema não é o produto em si, mas a quantidade concentrada nas grandes cidades. O solo é mal ocupado e a superpopulação parece um problema insolúvel. Para resolver parte do problema devemos encarar o argumento superpopulação e controle da natalidade com maturidade e responsabilidade, ou não haverá nada a salvar.

Quanto ao seu sobrenome, encontrei um único cidadão com um "c", mas com dois... Veja o resultado:
http://gens.labo.net/it/cognomi/genera.html

E aqui:
http://www.cognomiitaliani.org/cognomi/cognomi0002.htm

Pelo que li, a origem do nome é em Rovigo e região, com uma cepa em Bolzano. Tudo no norte. :)