quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Não gosto de final-de-ano



Infelizmente não gosto muito dessa época de festas. Tenho boas e más lembranças de uma fase que passou e não voltará mais... Por isso, fico melancólica demais nessa época do ano. Choro por qualquer motivo. O pior é que tem gente que não entende e acha que sou chata, negativa...gente da própria família...Não suporto a “gastança” e a “comilança”, o desperdício de comida, energia, o falso sorriso e o presente por obrigação; o cansaço, o CALOR!!!, trânsito insuportável, pessoas apressadas e grosseiras, que não tem a menor ideia do que significa o Natal; mas o pior são as lembranças de pessoas que já não estão mais aqui...e que eu gostaria que estivessem. Pessoas que faziam do Natal uma época memorável, simples, humilde, humana e cristã. Tudo era conseguido com sacrifício, com economia... Uma simples rosca de Natal, uvas, nozes (quando dava para comprar), sidra, sobre uma toalha bonita, com a louça que só saía do armário nessa época; poucos vinham visitar ou participar dessa ceia humilde; membros da própria família abandonavam essa ceia simples para frequentar locais mais abundantes, mais interessantes; apesar disso eu sonhava com o final-de-ano.
Cada fase do ano era diferente uma da outra. Hoje é tudo igual, ninguém quer se privar de nada durante o ano, então é tudo igual. Páscoa é igual ao dia das crianças, que é igual à festa junina, que é igual ao ano novo. Churrasco e cerveja resolvem tudo! Chocolate tem toda hora, espumante também, vinho então...
Perdeu-se a graça!
Além do mais, minha família nunca foi muito unida pois meus pais eram separados, minha mãe não tinha grana para ostentar e convidar parentes para jantar ou algo do tipo, então poucos familiares, inclusive os mais próximos, se interessavam por nós verdadeiramente.
O mais engraçado é que não estou sozinha. Milhares de pessoas detestam essa época! Por que não posso também? Tenho esse direito...
Gostaria de ir para um local distante, no mato, dormir no dia 24 e acordar no dia 2...o ponto mais distante do próximo final-de-ano!

Nenhum comentário: