terça-feira, 8 de março de 2011

HOMENAGEM A MIINHA MÃE

 
Essa é minha mãe, Thereza Azzoni, com os netos mais velhos, Priscilla, Pedro e Ricardo. Depois nasceu mais um menino, o João.
Quis fazer essa homenagem a ela pois fico emocionada no Dia Internacional da Mulher e aí lembro de todas as mulheres de minha família desde as tataravós (que não conheci...) até minha mãe e avós. Elas tinham seus defeitos e problemas como todo mundo, mas quando me lembro o sacrifício que minha mãe fez para criar 3 filhas sem marido, e me lembro muuuito bem, fico pensando como deve ter sido terrível, sofrido e doloroso para ela, uma professora (da época em que professoras eram respeitadas), que ia trabalhar a pé e de ônibus, pois nunca teve um carro ou alguém que a levasse ao trabalho, que chegava antes do supermercado abrir para fazer as compras pois depois precisava ir trabalhar, cuidava da casa, lavava a roupa, passava, arrancava mato do quintal...e minha avó cuidava da gente, cozinhava, costurava, e na verdade minha mãe acolheu seus pais para morarem com ela. Nossa casa tinha UM banheiro e dois quartos para 7 pessoas, depois meu pai bateu em retirada e mais tarde meu avô faleceu e ficamos nós, cinco mulheres, um cachorro e vários gatos. 
Não foi fácil de forma alguma!!!
Minha mãe foi uma verdadeira guerreira, batalhadora e vencedora. Nunca ninguém pagou as contas dela, ou deu algum presente de valor, ou pagou mimos a ela enquanto nos criava. E não havia orkut nem facebook para ela postar o quanto ela era uma mulher de primeira categoria...
Hoje as pessoas reclamam de tudo, querem sempre mais, nunca estão satisfeitas com o que tem, ficam fazendo propaganda delas mesmas sem nenhum critério. Precisam se auto promover para terem valor!
No tempo de minha mãe não havia propaganda de si mesmo e sim muita batalha!
Hoje as coisas vêm muito fácil e portanto não tem valor...
Lembro de minha infância e adolescência como um período muuuito difícil de minha vida. Sofri horrores por ter pais separados (não era comum na época), por não ter roupas e sapatos o suficiente, por não ter um telefone quando precisasse, por não ter dinheiro para viajar, para comer num restaurante (imagina!!!), por não ter quem me levasse e buscasse dos lugares em dias de chuva e frio, mas minha mãe deixou um legado para mim que ninguém pode tirar: 
A DIGNIDADE.
Minha mãe nunca gostou de fofocas, emprestar coisas dos outros, esbanjar, pedir favores, nunca foi atrás de homens pois pensava em nós, enfim, ela viveu uma vida que hoje em dia quem ouve essa história acha um absurdo, pensam: imagine se eu faria isso por meus filhos. Eu não! Os filhos vão embora e eu fico sozinha! Já ouvi muito isso!
Mãe obrigada pelo seu exemplo de DIGNIDADE!
Muita saudade!!!
Sua filha que te ama!
Ana Cristina

Nenhum comentário: