domingo, 3 de abril de 2011

BULLYNG

INSTRUAM SEUS FILHOS... 
A menina que você chama de gorda, passa dias sem comer para perder peso. O menino que você chama de burro, quem sabe tenha problemas de aprendizagem. A menina que você acabou de chamar de feia passa horas arrumando-se para que pessoas como você a aceitem. O menino que você provoca e goza na escola, pode receber maus tratos em casa e você só estará contribuindo para destruir sua auto-estima. Se você é contra o BULLYING (violência psicológica) e quiser… Compartilhe!

Uma amiga postou esse texto no facebook e achei importante postar aqui. Seu filho (a), neto (a), sobrinho(a), etc, pode estar sofrendo bullying ou cometendo esse ato sem você saber...
 
Como traduzir a palavra bullying?
É um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se defender. A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma. 
 
Todos nós, adultos, temos que saber o que acontece com nossas crianças e adolescentes. É preciso ficar atento às reações e comportamentos de nossos filhos, amigos, enfim, ficar de olho...
Adultos também sofrem o bullying, porém tem mais recursos para se defender. Quem nunca ficou chateado quando alguém diz: você engordou? Ou você está tão bonita! Emagreceu? Enfim, aquelas "alfinetadas" que parentes, amigos, não amigos, etc., nos dão de tempos em tempos.
Olho vivo!

Um comentário:

welze disse...

esse problema, infelizmente está cada vez mais presente entre alunos de quaisquer escola e série e tb fora dela. de qualquer idade, credo,cada vez mais crianças e adultos ficam sujeitos a esse mal. o problema pode se agravar de maneira absurdamente triste se não tratado . "agressor" e "agredido" precisam de conversas, conselhos, tratamentos. nada é fácil quando se relaciona à esse problema.