segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Natal


Quem conhece meu blog há mais tempo sabe que não gosto do final do ano. Tenho muitas boas e tristes lembranças dessa época. As boas estão geralmente relacionadas à minha avó, que fazia do mês de dezembro uma festa de boas loucuras. O famoso pão doce que ela fazia questão de fazer para vários parentes (passava o mês assando o tal pão), roupas novas para nossas bonecas e para nós três, capelete ou tortelle de abóbora para o almoço de natal, enfim, muitas coisas...

A árvore quem montava era minha mãe, que gostava de comprar enfeites novos de vez em quando, pois afinal eram quebráveis, feitos de uma casquinha de vidro pintado...

Os presentes, é claro! Acho que só uma vez ganhei algo que 
realmente queria: uma bicicleta, de minha avó paterna, que foi motivo de muitas brigas entre eu e minhas irmãs...ganhávamos o que o dinheiro (pouco) conseguia comprar. Alguns anos foram beeem magros...

Mas havia o lado sombrio e melancólico: os parentes já falecidos, o fato de que meu pai nos deixou (literalmente) para criar outra família e a falta de dinheiro e a insegurança emocional em que vivíamos.

Não vou conseguir mudar o que sinto no final do ano, principalmente depois de minha avó e minha mãe terem partido... 

Porém, hoje quero compartilhar com vocês a minha fé, ou esperança, ou o que acredito, independente de religião...

Acho que mais do que nunca o mundo precisa de orações e boas vibrações vindas de todos nós! 

Prece do Natal

Senhor Jesus!..
Conhecemos os teus ensinamentos.
Auxilia-nos a cumpri-los.
Guardamos as tuas palavras.
Ampara-nos, a fim de que venhamos a traduzi-las em trabalho, no serviço aos semelhantes.
Legaste-nos o amor uns aos outros, por legenda da própria felicidade.
Guia-nos à prática dessa lição bendita, de maneira a que o nosso dia-a-dia se faça caminho de fraternidade e luz.
Senhor!.. Disseste-nos:- "dou a vós outros a minha paz" e tens mantido a tua promessa, através de todos os séculos da vida cristã.
Inspira-nos, por misericórdia, o respeito e a fidelidade aos teus desígnios para que não venhamos a perder a paz que nos deste, com a intromissão de nossos caprichos, na paz que nos vem de Deus.
Assim seja.
Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Ação e Caminho. Ditado pelo Espírito Emmanuel. Edição Ideal.

3 comentários:

Maria Antonia disse...

OI CRISTINA ,EU ENTENDO COMO VC SE SENTE ,NESSA ÉPOCA AS LEMBRANÇAS DOS ENTES QUERIDOS QUE SE FORAM FICAM MAIS LATENTES DOEM MUITO ,MAS TEMOS QUE SEGUIR EM FRENTE ATÉ PORQUE OS QUE ESTÃO JUNTO DE NÓS MERECEM ATENÇÃO E CARINHO .QUE DEUS TE ILUMINE E CONFORTE.BEIJOS.

Gislene disse...

Cris,

Um beijo em seu coração.

O que passou, o que vivemos, não mudará. Mas, serve para moldar o que seremos dali pra frente, que tipo de ser humano seremos.
Saímos muitas vezes quebrados, doídos, machucados. Porém Deus está sempre ao nosso lado, a nos amparar.

Desejo um 2012 de muita paz e alegria à sua família.

Gislene.

Celeste disse...

Olà Cris,

é assim vamos là a um desabafo...eu desde a minha infância e até me casar nunca recebi um presente!e o Natal era diferenciado por um pratinho de arroz doce, mas eu adorava o Natal e gostava de voltar para a escola para me contarem como se passou e o que receberam, e sempre me prometi que quando tivesse filhos iria festejar o Natal em cheio.... E assim aconteceu meu filho, meu marido e eu fazemos sempre juntos nossa àrvore e presépio, e este ano estou à espera deste fim de semana que meu filho regresse de Paris aonde estuda para fazer nossa àrvore juntos.
Resumindo o Natal é um espirito e cada um o deve celebrar conforme o que sente.

Eu sempre pensei em Natal como um tempo bom; um bem, perdão, generosidade, época agradável; uma época em que os homens e mulheres parecem abrir os corações deles/delas espontaneamente, e assim eu digo, Deus abençoe o Natal!" (Charles Dickens)

Um grande abraço.Celeste